Segurança do Paciente
O Hospital Goiânia Leste tem o compromisso vital de oferecer uma assistência segura livre de danos ao paciente, por isso não mede esforços para investir em processos internos mais seguros. Em sua Política de Segurança ao Paciente que define os padrões de qualidade adequados inclui o Gerenciamento de Riscos, o desenvolvimento da cultura de segurança institucional e as estratégias e ações de sistemática para prevenção e mitigação dos incidentes e eventos adversos (EAs), em todos os seus processos internos. Na unidade, a gestão de riscos é realizada de maneira integrada entre Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Núcleo de Segurança do Paciente e Gerenciamento de riscos (NUSPGR) e Gestão da Qualidade. O Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP) está estruturado como uma comissão formada por equipe multiprofissional cujo objetivo é instituir medidas preventivas para minimizar os riscos envolvidos no processo assistencial (clínicos e não clínicos) com vistas à melhoria contínua da qualidade e segurança do paciente. Atualmente coordenado pela Enfermeira, Ana Gabriela.
Entre as estratégias de segurança estabelecida está é o gerenciamento do plano de segurança do paciente, que tem como finalidades estabelecer as ações e estratégicas de Identificação, análise, avaliação, e tratamento de incidentes e eventos adversos de forma sistemática.
Para obter melhores resultados o hospital segue as 6 metas de segurança do paciente que visam garantir as melhores práticas durante todo atendimento. São ações que eliminam ou reduzem a exposição ao riscos:
1.Identificação correta
Identificação correta do paciente, com a finalidade de garantir a medicação correta, o procedimento correto, assegurando assim que o cuidado seja prestado a pessoa para qual destina.
2.Comunicação entre os profissionais de saúde
Repasse para a equipe multiprofissional de informações relacionadas aos cuidados, planejamentos, evoluções e intercorrências, facilitando assim a continuidade de uma assistência com eficiência.
3.Prescrição, distribuição e administração segura dos medicamentos
Checagem da medicação juntamente com a prescrição medica, checagem da identificação do paciente conforme o prontuário, verificação da dosagem e alerta de alergias existentes.
4.Procedimento cirúrgico seguro
Garantir região da cirurgia, o procedimento que será realizado, identificação e paciente correto.
5.Higienização das mãos
Higienização das mãos para evitar a transmissão e disseminação de microrganismos, antes de entrar em contato com o paciente, antes da realização de qualquer procedimento, após contato com fluidos corporais, após contato com o paciente e após contato com qualquer objeto e mobílias do paciente.
6.Prevenir quedas e lesão por pressão
Seguir os protocolos de quedas e lesão por pressão. A avaliação do risco é realizada a partir da admissão, com base nas condições clínicas e necessidades do paciente, podendo assim garantir a assistência e os cuidados de cada indivíduo.